Cartilha do Trabalhador
cartilhadotrabalhador.com.br

dsgn_520_pic2.png

RESPIRADORES

Uma vez constatada a necessidade de uso de respiradores, é necessário que se implemente um Programa de Proteção Respiratória - PPR, o qual deve reunir todas as políticas, providências e responsabilidades de todas

as pessoas envolvidas: gerência, chefia e usuários.

 

A instrução normativa nº 01 de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho, e o documento Programa de Proteção Respiratória, da FUNDACENTRO, estabelecem requisitos e recomendações para seleção e uso de respiradores.

 

Cuidados especiais devem ser tomados na educação e treinamento dos usuários, bem como na manutenção, limpeza e estocagem de  respiradores reutilizáveis.

 

 

resp01.jpgresp02.jpg

Respirador Dobravel Tipo PFF1 sem válvula de exalação - indicado contra poeiras e névoas

Respirador Dobrável Tipo PFF2 sem vávula de exalação - indicado contra poeiras, névoas e fumos apesar de aparentemente ser identico ao tipo PFF1 sua diferença está no número de filtros internos.

Máscara Semi Facial podendo ser com 1 filtro ou 2 filtros devem ser utilizadas quando na ocorrência de cominantes, sólidos, líquidos e gasosos presentes na atmosfera circundante.

sf01.jpg

Máscara facial envolve o rosto e por isso oferece simultâneamente proteção aos olhos e as vias respiratórias. Isso se torna indispensável em ambientes com elementos irritantes ou agressivos aos olhos.

Para melhor vedação, recomenda-se que o usuario esteja com o rosto liso, sem barba ou cicatriz profunda.

facial01.jpg

Diversos são os tipos de respiradores, sempre consulte o Técnico ou Engenheiro de segurança do trabalho se houver alguma dúvida quanto ao modelo e forma de uso.